João Gonçalves


Percurso profissional:
Luis Gouveia, Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, começou a sua carreira no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) em Toulouse, França, onde desenvolveu um driver para uma camara CCD destinada a fazer astrofotografia no maior observatório da Europa continental, o Pic du Midi (pirinéus franceses).
Regressou a Portugal em 2007, para trabalhar na SOMA, uma das empresas do grupo Auto-Sueco. Durante 7 anos desenvolveu vários produtos destinados à gestão operacional da limpeza urbana, nomeadamente o Wise Waste, projecto proveniente da sua tese de mestrado que viria a ser uma referência na Europa na sua categoria. Este projeto, liderado tecnicamente pelo mesmo, ganhou vários prémios, nomeadamente o 2º prémio de inovação ambiental atribuído em 2011 pela então ministra do ambiente (Lisboa, Portugal) e o EEP Award (Environmental Innovation for Europe). Venceu também, alguns meses depois, o 3º prémio de inovação da feira Ecofira (Valência, Espanha).
Em Janeiro de 2014 abraçou um novo desafio na GFI Portugal, tendo dado um contributo importante na fundação do centro de serviços de Lisboa, um dos vários centros nearshore do grupo. As suas responsabilidades na GFI incidem na gestão de projeto (PMP certificado pelo PMI), arquitetura de soluções web, coaching de estagiários, bem como o acompanhamento e monitorização de todo o ciclo de vida de um produto de software. Tem realizado na GFI projetos em áreas tão distintas como a gestão de transportes escolares, gestão de performance e KPIs, SAM – Software Asset Management (Projecto Maxim para a La Poste Courrier) e gestão de recursos humanos.

Este orador Representa a Empresa: Innowave Technologies.

Este Orador irá participar no Debate: Mobile Entreprise e Internet of Things: qual o valor?