Anatomia de um bug

Biografia: Concluiu o Doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores em 2014/05/27 pela Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico e Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores em 1999 pela Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. É Professor Associado na Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa. Foi Diretor do 1º ciclo de estudos em Engenharia Informática na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É Investigador no COPELABS.

Anatomia de um bug

Os bugs fazem partem da minha vida, como de qualquer programador. Apostaria que perdemos mais tempo a descobrir e resolver bugs do que a criar programas (com bugs). E agora que os LLMs programam por nós 😈, se calhar ainda vamos passar mais tempo a debugar em vez de programar. O objetivo deste workshop é ensinar a perceber o que está errado de forma rápida, e a corrigir o bug garantindo que não estragamos mais nada. Não, não é ensinar a utilizar o debugger (embora dê jeito), é ensinar um conjunto de regras que poderão fazer a diferença entre 10 minutos e uma noitada. Entre serenidade e desespero. Entre esmagarmos o bug ou sermos esmagados por ele. E estas regras aplicam-se, independentemente da linguagem ou da tecnologia. Já se aplicavam há 30 anos e acredito que se vão aplicar nos próximos 30 anos.

Participantes

26 participantes.

Metodologia

1 hora

  • Apresentação de algumas regras essenciais na descoberta e correção de bugs
  • “Live debugging“ de alguns bugs em projetos de alunos de LP2 (Java), pondo em práticas as regras apresentadas
2 horas
  • Os alunos recebem projetos com bugs que terão que identificar e corrigir o mais rapidamente possível, usando a metodologia explicada.

Pré-requisitos

Alunos do 2º ou 3º ano que tenham concluído com sucesso LP2

Ferramentas

  • Intellij
  • Git

Recursos Necessários

20 alunos, trabalharão em pares, no seu próprio portátil

Sala

F.3.7

Horário

18/Mar   09:30-12:30

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