Cody, o Concurso de Programação do DEISI

Biografia: Software development professional with a proven track record in all phases of the development life-cycle, encompassing various technical fields such as web, mobile, and desktop applications. Committed to delivering high-quality products and maintaining clean, efficient code. Passionate for educating and mentoring. Technical Specialties: Proficient in software development using techologies such as C#, Java, PHP, and Common Lisp. Skilled in database design and SQL. Strong expertise in object-oriented modeling and development. Experienced in developing automated test cases to enhance software quality. Effective communicator, adept at explaining technical concepts to both technical and non-technical audiences. Proficient in planning and conducting training sessions for users of complex, multi-module software systems. Demonstrated ability to collaborate and work as a team player to achieve common goals. Areas of Interest: * Software Development Tools, including code generators and "Low Code" platforms. * Teaching, Training, and Mentoring in technical fields (i.e. Computer Science Education) * Information security * Mobile application development Business Domains: * Extensive experience in the Railway transportation domain, with emphasis in timetabling, fleet management and shunting yard management.

Biografia: Daniel Silveira é docente na Universidade Lusófona e Avionics and Onboard Software Manager na GMV. Licenciado em Engenharia Informática e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, frequenta o Doutoramento em Infornática na Universidade Lusófona.

Biografia: Docente na Universidade Lusófona. Diretor da Licenciatura em Engenharia Informática e do Departamento de Engenharia Informática (DEISI). Investigador no COPELABS, nas áreas de informática e telecomunicações. Licenciado e doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Tem mais de 22 anos de experiência como investigador e gestor de projetos no Instituto Superior Técnico, Instituto de Telecomunicações e INOV-INESC, tendo participando em 18 projetos de I&D financiados pela Comissão Europeia. Membro Senior do IEEE e membro da direção do Capítulo Português da IEEE Communications Society.

Biografia: Professor na Universidade Lusófona, lecionando diversas disciplinas no departamento de Engenharia Informática. Investigador Sénior na área de redes móveis e sem fios, com foco em Redes de Sensores Sem Fios, abordando tanto o design de hardware como o desenvolvimento de software para sensores e frameworks. Experiência em projetos de investigação financiados pela Comissão Europeia, colaborando em consórcios com operadores, fabricantes, fornecedores e instituições de investigação de referência na Europa. Editor e autor de diversos relatórios técnicos e publicações; líder de grupos de trabalho e atividades de investigação; co-redator de propostas de projeto para chamadas da Comissão Europeia; e coordenador de workshops. Consultor para a ANACOM (regulador português), operadores móveis Optimus, TMN e Vodafone, e o Metropolitano de Lisboa.

Biografia: Martim Mourão é Full Stack Engineer na Sensefinity e um orgulhoso ex-aluno da Universidade Lusófona, onde concluiu a Licenciatura em Engenharia Informática. Após a graduação, deu continuidade aos seus estudos, obtendo o Mestrado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em paralelo, retorna à Lusófona como professor convidado, onde leciona Fundamentos de Programação e Desenvolvimento de Interfaces Web. Ao longo da sua carreira profissional, Martim especializou-se no desenvolvimento de soluções para a Internet das Coisas, com foco em tecnologias como Go Lang, ReactJS, React Native, Kafka, Kubernetes, Elastic Stack e Terraform. Atualmente, na Sensefinity, trabalha no design e implementação de micro serviços, APIs REST, interfaces de utilizador e soluções de processamento de dados em tempo real, tudo 100% alojado na nuvem.

Cody, o Concurso de Programação do DEISI

  • Já na sua 3ª edição, o Cody tornou-se uma tradição marcante no encerramento da TecWeb. O evento reúne sempre muitos participantes, motivados pelo desafio da programação, num ambiente de convívio e celebração.
  • Este ano, o concurso contou com 91 concorrentes, incluindo alunos dos Centros Universitários de Lisboa e Porto. As equipas competiram em duas categorias:
  • 🏅 Categorias e Vencedores
    • 🟢 G33ks – Equipas de alunos do 2º e 3º ano. 🏆 Equipa vencedora: Bug Hunters – Ricardo Borges, Bernardo Ildefonso e Samir Natvarlal.
    • 🔵 N00bs – Equipas de alunos do 1º ano. 🏆 Equipa vencedora: Sporting Campeão – Gonçalo Alegria e Rodrigo Nascimento.
O Cody continua a crescer, fomentando o espírito competitivo e o entusiasmo pela programação. Parabéns a todos os participantes! 🚀🎉

Fotografias

Foto da sessão
by: ready for Cody!
Foto da sessão
by: equipas imaginativas!
Foto da sessão
Foto da sessão
Foto da sessão
Foto da sessão
Foto da sessão
by: vencedores Cody, categoria N00BS
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Foto da sessão
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Foto da sessão
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Foto da sessão
by: vencedores Cody, categoria G33KS
Foto da sessão
Foto da sessão
Foto da sessão
Foto da sessão
Foto da sessão
by: Leaderboard G33KS
Foto da sessão
by: Leaderboard N00BS

Participantes

91 participantes.

Metodologia

  • Equipas até 3 Elementos
  • Todos os alunos do DEISI Lisboa e Porto, de todos os anos, podem constituir equipas.
  • Têm liberdade na escolha da linguagem de programação
  • Usarão 1 PC (da escola) por equipa, caneta papel e lapis
  • É proibido consultar pessoas fora da equipa, assim como o uso de Internet ou telemóveis, ou consulta de aplicações.

Resultados Esperados

Prémios:

  • Os membros da equipa vencedora de cada categoria terão 10% de desconto nas propinas até ao final do ano lectivo.
  • Os alunos das equipas participantes que resolverem o primeiro challenge terão bonificações em várias disciplinas.

Pré-requisitos

  • As equipas (até 3 elementos) devem inscrever-se aqui.
  • Será enviado por email ao 1º membro do grupo o link de acesso à plataforma do concurso e credenciais que deverão testar.

Ferramentas

1 PC (da escola) por equipa, caneta papel e lapis

Sala

DEISI Hub (será nos DEIS Labs, Fs)

Horário

21/Mar   14:00-16:30

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