O Lado B dos Professores do DEISI
Biografia: Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com especialização em Controlo e Robótica, pelo Instituto Superior Técnico e concluiu o doutoramento em Neurociência Computacional na University College London. Realizou pós-doutoramentos no National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NIH, Maryland, EUA) e na Fundação Champalimaud, onde desenvolveu investigação na área da neurociência teórica e comportamental. O seu trabalho foca-se na atividade oscilatória nos gânglios basais e na modulação dopaminérgica do movimento, tanto em condições normais como em patologias como a doença de Parkinson e a discinesia. É, atualmente, docente no Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação da Universidade Lusófona, em Lisboa.
Biografia: Obteve uma Licenciatura (1997) e posteriormente um Mestrado (2009) em Engenharia Informática na Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) com uma dissertação sobre previsões de serviços de TI baseada na análise de séries temporais, e tem um Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL com uma tese nomeada de Software Development Process Mining: Discovery, Conformance Checking and Enhancement, combinando tecnologias de Big Data, Machine Learning e Process Mining na melhoria das práticas de desenvolvimento de projectos de software. É atualmente Professor Auxiliar na Universidade Lusófona e investigador do COPELABS e membro do CS/03 (Commission for the Information and Communications Technologies). É revisor oficial de jornais científicos internacionais, tais como o Journal of Systems and Software, o IEEE Access e o Journal of Software: Evolution & Process. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com a modelação, mineração simulação e previsão de processos.
Biografia: Sou um profissional experiente em software com uma paixão pela gestão de produto. Com vários anos de experiência na área, tive a oportunidade de pesquisar, desenvolver e ensinar, mas o meu foco tem sido a gestão de produto nos últimos 10+ anos. A minha especialidade reside em produtos B2B, marketplaces e plataformas, e orgulho-me da minha experiência em estratégia, discovery e delivery. Além disso, desenvolvi competências em comunicação pública, ensino e formação, coaching e mentoring, bem como gestão de equipas. Antes da Viator (uma empresa do Tripadvisor), ocupei posições de liderança em produto na Remote, Farfetch e Onfido, e trabalhei como gestor de produto e engenheiro de software na Premium Minds. Também leciono temas de ciência da computação na Universidade Lusófona.
Biografia: Docente na Universidade Lusófona. Diretor da Licenciatura em Engenharia Informática e do Departamento de Engenharia Informática (DEISI). Investigador no COPELABS, nas áreas de informática e telecomunicações. Licenciado e doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Tem mais de 22 anos de experiência como investigador e gestor de projetos no Instituto Superior Técnico, Instituto de Telecomunicações e INOV-INESC, tendo participando em 18 projetos de I&D financiados pela Comissão Europeia. Membro Senior do IEEE e membro da direção do Capítulo Português da IEEE Communications Society.
Biografia: É responsável na Ignít por entregar a oferta formativa nas suas vertentes Microsoft, Gestão de Serviços, Proteção de Dados e Segurança da Informação. É MCT (Microsoft Certified Trainer) desde 2004, assim como ITIL Expert. Para além da sua vertente de formador, divide o seu tempo como consultor e gestor de projeto
Biografia: Pedro de Almeida Perdigão. Concluiu o(a) Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação em 2020/06/17 pelo(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação e Bacharelato em Comunicação e Multimédia em 2011/07/31 pelo(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação. Frequenta o(a) Doutoramento em Engenharia Informática pelo(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação desde 2024/10/09. É Assistente no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação e Director de Unidade Orgânica no(a) CGI Inc. Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática, Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática, Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática e Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática.
Biografia: Visionário, investigador académico e orientado para objetivos científicos e empresariais. Académico e Executivo de Negócios, Transformação Digital e Sistemas de Informação com conhecimento em diversos setores (Telco, Finanças, Governo, Serviços Públicos, entre outros) e experiência demonstrada em planeamento, desenvolvimento e implementação de soluções de informação de ponta para abordar oportunidades de negócio, através da sólida experiência na entrega de implementações de negócio com Arquiteturas de Sistemas de Informação; • Valor acrescentado por mais de 26 anos de experiência profissional em Software e Serviços de Consultoria, bem como em organizações empresariais e governamentais, o que significa a capacidade de entregar soluções, investigações de projeto proativas e inovadoras com uma visão geral dos processos empresariais, estratégicos e culturais de ponta a ponta dentro de uma empresa; • Conceção e desenvolvimento de Planos Estratégicos, quer de negócio, quer de sistemas de informação para empresas, com a vantagem competitiva de implementar esta estratégia em diversas áreas: serviço ao cliente, apoio ao desenvolvimento de produtos, vendas, inovação e garantia de qualidade. • Líder de recursos humanos e capacidade de falar em público: experiência na gestão de equipas com mais de 200 pessoas e orador em diversos eventos, conferências e formações. • Funções nas organizações: Diretor de Escola de Executivos, Director Geral, Director de Vendas e Clientes, Director de Sistemas de Informação, Director de Serviços Profissionais; • Doutoramento e MBA, apoiados por uma licenciatura em Engenharia Informática
Biografia: Concluiu o Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 2017 pela Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia. Publicou 38 artigos em revistas internacionais Q1/Q2 especializadas na área de Tecnologias de Informação e Comunicação, sub-área Redes e Telecomunicações e 1 livro. De acordo com a métodologia desenvolvida pela Universidade Stanford em 2020, entre 2019 e 2024 figurava entre os investigadores mais influentes do mundo ao integrar o top de 2% de cientistas cujo trabalho é mais citado por outros colegas na área de Tecnologias de Informação e Comunicação, sub-área Redes e Telecomunicações. É Professor Associado da Universidade Lusófona, Centro Universitário Lisboa (UL-CUL), e investigador sénior do COPELABS (CTS).
Biografia: Sempre interessado em Tecnologia, trabalhou em áreas como Tecnologias da Informação e Engenharia Clínica. Durante o mestrado, interessou-se por Mineração de Dados e Processamento de Linguagem Natural, incorporando estas duas técnicas para avaliar impactos no Twitter durante o processo eleitoral de 2018 no Brasil. Continua a procurar compreender como as pessoas comunicam nos meios digitais e de que forma esses atores podem influenciar o meio ou serem por ele influenciados. Licenciado em Engenharia Informática e Mestre em Administração de Empresas.

- Esta é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os seus professores, para além das aulas.
- Serão partilhas curtas sobre algo que estão a fazer que os move e entusiasma, seja uma investigação ou projeto que gostam, ou o que fazem na empresa em que trabalham.
- Uma excelente oportunidade para estabeleceres colaborações.
Participantes
97 participantes.
Tópicos
Paulo Duarte (Claranet): Copilot
- Copilot
- Esta conversa será sobre posicionamento de alvo(s) em redes sem fios. Tocar-se-ão alguns tópicos relacionados com Sinais e Sistemas, (Fundamentos e Sistemas de) Telecomunicações e, claro, inevitavelmente Álgebra Linear.
- Toda a jornada de um cientista de dados começa com um modesto notebook — linhas de código a transformar dados brutos em insights valiosos. Mas, por trás da magia dos modelos de machine learning e das visualizações, há um fator muitas vezes ignorado: o consumo de energia. Não percas esta história épica sobre como medir os "watts" consumidos pelos artefatos de software dos cientistas de dados.
- Conversas multiparty envolvem vários participantes e são mais complexas do que diálogos entre duas pessoas, tornando sua análise um grande desafio para a inteligência artificial.
- Modelos baseados em embeddings, como Word2Vec, BERT e GPT, ajudam a capturar relações semânticas e identificar padrões em interações complexas.
- A IA usa embeddings para identificar padrões em diálogos, ajudando em tarefas como reconhecimento de sentimentos, análise de temas e até na geração de respostas inteligentes.
- Partilha de experiência prática para desmistificar este papel.
- Como tecnologia, estratégia e empatia transformam ideias em produtos. *Equilíbrio entre negócio, tecnologia e experiência do utilizador.
- A Comunicação Óptica Subaquática (UVLC - Underwater Visible Light Communication) é uma tecnologia emergente que utiliza luz visível para permitir a transmissão de dados em alta velocidade em ambientes subaquáticos.
- Gestão de equipas e práticas de mobile e cloud.
- Entrega de serviços de consultoria, garantindo soluções de alta qualidade dentro de prazos e orçamentos.
- A optogenética é uma ferramenta que veio revolucionar a investigação em neurociência, permitindo avanços notáveis neste campo.
- Esta poderosa técnica combina ótica, genética e virologia para controlar com precisão a atividade neuronal em tipos celulares específicos.
- Utilizando proteínas sensíveis à luz, conhecidas como opsinas, permite a modulação seletiva dos neurónios com uma precisão excecional, permitindo visualizar, excitar ou inibir neurónios in vivo.
- Nesta apresentação, irei explicar os princípios básicos da optogenética e apresentar alguns dos nossos projetos que demonstram a eficácia desta técnica.
- O OptimAI-Z é um projeto de I&D em parceria com a indústria, que visa a implementação eficaz do conceito de Self-Organizing Networks (SON) nas infraestruturas de telecomunicações, através de algoritmos de ML.
- Já imaginaste como é desenvolvido o software que controla satélites e missões espaciais?
- O software crítico para espaço é uma peça fundamental para o sucesso de missões que operam em ambientes extremos, onde não há margem para falhas.
- Nesta sessão, o prof Daniel Silveira mostra a sua experiencia e explora como se desenvolve software crítico na indústria espacial e aeronáutica. Irãi ver os seus principais desafios, conceitos base e como tecnologias como o hipervisor AIR garantem segurança e robustez nas plataformas espaciais.
- Uma viagem ao lado invisível das missões espaciais, onde cada linha de código conta.
Documentação
Sala
U 3.1
Horário
18/Mar 14:30-17:00